• Andrey Marcon

Como contribuir para a saúde mental dos colaboradores?


Muitos empresários podem acreditar que a saúde mental dos funcionários é um aspecto pessoal, o qual não compete à empresa interferir para buscar melhorias.


Contudo, é importante observarmos que o trabalho muitas vezes é justamente a principal causa do estresse e do desgaste emocional dos colaboradores.


Além disso, o bem-estar mental dos funcionários reflete diretamente na produtividade da empresa e, consequentemente, em seus resultados.


Por isso, estar atento à qualidade do ambiente de trabalho, tanto no espaço físico quanto nas relações interpessoais, também é um investimento que traz benefícios a todos.

Algumas dicas simples podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida de todos que convivem neste ambiente:

  • Ambiente de trabalho saudável Quando empresas voltam a atenção para criar um ambiente acolhedor e aberto, os funcionários são estimulados a compartilhar suas ideias e opiniões. Isso porque as pessoas se sentem mais à vontade para se colocar em situações de exposição quando não há o medo de julgamento. Este conceito pode ser aplicado em prática por meio de dinâmicas criativas, ferramentas de feedback dos próprios colaboradores, palestras sobre saúde mental, entre outras atividades.

  • Ambiente de trabalho agradável O espaço físico do ambiente também reflete na produtividade e na saúde do trabalhador, pois o conforto também está diretamente ligado ao bem-estar mental. Por isso, é importante investir em equipamentos ergonomicamente confortáveis, temperatura adequada e decoração agradável, que também estimulem a organização. Um espaço relaxante de descanso também ajuda a aliviar a tensão do estresse no trabalho e revigora os trabalhadores.

  • Atividades de autoconhecimento O autoconhecimento permite às pessoas estarem mais cientes de quais são seus potenciais, desafios, qualidades e defeitos, e isso pode ser usado a favor não só na vida pessoal, como também na profissional. Oferecer atividades de autoconhecimento no ambiente empresarial pode trazer grande benefício para que os colaboradores tenham maior desenvolvimento pessoal e aprendam a lidar com os desafios cotidianos da profissão sem que isso os afete emocionalmente.

9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo