• Andrey Marcon

Consequências do descumprimento dos requisitos previstos na NR-13


Muitos empresários ainda podem ver a contratação de empresas especializadas em inspeções e soluções de segurança no trabalho como grandes despesas.

Mas você sabia que as consequências pelo não cumprimento dos requisitos previstos nas Normas Regulamentadoras podem custar muito mais caro?

O descumprimento de qualquer item previsto na NR-13, por exemplo, que possa resultar em acidente ou doença relacionada ao trabalho, constitui condição de Risco Grave e Iminente (RGI).

O trabalhador, ao constatar irregularidade que represente RGI, tem o direito de interromper suas atividades e comunicar os superiores. Se comprovada a situação de risco, pode haver a paralisação de todas as atividades.

Além do prejuízo ocasionado pela interdição dos processos de produção da empresa, o empregador pode arcar com multas que variam entre R$ 2.225,03 e R$ 6.708,09, de acordo com o grau de infração e o número de empregados.

Existem também as penalidades em casos de lesão corporal decorrente de acidente de trabalho, em que o empregador arca com as despesas do tratamento médico e danos estéticos, ou pensão vitalícia para a família do trabalhador em caso de morte, podendo ainda o empregador responder criminalmente.

Com isso, percebemos a importância do cumprimento dos requisitos de segurança serem vistos como um investimento, garantindo a segurança dos trabalhadores e a conformidade da empresa com os termos da lei.

A Tríade conta com uma equipe formada por engenheiros e técnicos especializados em oferecer soluções para que consigamos chegar mais rápido e de forma mais fácil à solução do seu problema.



2 visualizações