Blog

Estresse aumenta risco de acidentes de trabalho

Estresse aumenta risco de acidentes de trabalho

A Organização Mundial de Saúde aponta como um dos principais causadores de acidentes no local de trabalho o estresse. O esgotamento psicológico afeta a performance do trabalhador, aumentando assim os riscos de acidentes, pois o deixa mais suscetível a cometer erros.

Um dos motivos para isso se dá pelo fato de que quando o profissional está estressado, tende a ter dificuldade para se concentrar e o equilíbrio emocional é prejudicado, afetando a memória e a habilidade de raciocinar.

Além de aumentar o risco de acidentes que comprometam a produtividade na empresa e a segurança dos colaboradores, com o tempo, o estresse recorrente no ambiente de trabalho pode acabar afetando a saúde mental dos funcionários e refletindo em outras áreas da sua vida.

Algumas iniciativas podem tornar o ambiente mais agradável e diminuir significativamente o nível de estresse no ambiente de trabalho, como por exemplo, ginástica laboral, implementação de procedimentos ergonômicos e dinâmicas que visem fortalecer a relação entre a equipe.

Na prática, manter as políticas de prevenção em funcionamento para diminuir o risco de acidentes e estar devidamente regulamentado perante a lei é um desafio complexo.

Por isso, é importante contar com serviços de consultoria que ofereçam inspeções de segurança para cuidar de questões técnicas, enquanto sua empresa tem mais tempo para assegurar a saúde mental dos colaboradores.

A Tríade é especialista em inspeção industrial, projetos, fabricação e montagem de sistemas para proteção contra quedas.

Prestamos serviços de excelência na inspeção de equipamentos, contamos com uma equipe de colaboradores capacitados com foco nas Normas Regulamentadoras.