• Anderson Piaia dos Santos

Inspeção Industrial


A inspeção industrial, ou de fabricação, quando feita de forma correta, é uma prática que garante a qualidade dos produtos e a segurança de todos os envolvidos no processo de produção, que inclui os consumidores finais.

Investir em inspeção industrial é, nos dias de hoje, um fator determinante de competitividade para a sua empresa, devido às excelentes características da própria atividade em si. É a garantia de que seus clientes terão sempre o melhor produto.

O processo de inspeção analisa a conformidade de equipamentos e materiais de acordo com o que foi contratado e pode abranger uma vasta área de análise e desempenhar uma ampla quantidade de funções e análises.

O primeiro passo é ter um plano de inspeção eficiente que permita a comparação dos resultados com as expectativas. Dessa forma, as avaliações realizadas serão válidas e respeitarão normas preestabelecidas.

Logo de início, as instalações industriais devem passar por análise, já que estão intimamente ligadas com a própria produção. Isso significa que os sistemas, equipamentos e a infraestrutura da área industrial devem fornecer segurança e permitir a eficiência na produção.

Os materiais e produtos semente poderão ser inspecionados se já houver avaliação quanto a capacidade de uso e produção, que dependem de uma instalação industrial bem planejada e que obedece a todos os regulamentos.

É importante ressaltar que algumas inspeções devem ser feitas com menor intervalo, como o caso de caldeiras e vasos de pressão, pois o risco relacionado à esses equipamentos é maior.

Acima de tudo, a indústria é obrigada a garantir a máxima segurança ao inspetor durante a execução das análises.

Uma boa inspeção pode ser resumida em 8 itens que devem ser seguidos pelo inspetor, isso pode, inclusive, que podem te ajudar a escolher, inclusive, a empresa que fará a sua inspeção industrial:

- Legislação: a inspeção deve obedecer às normas e legislação vigentes e que forem inerentes ao tipo de produto final a ser entregue, bem como a todo o processo de fabricação;

- Qualificação: a empresa que fará a inspeção deve ser qualificada e acreditada para que possa atender às exigências legais de segurança;

- Roteiro de produção: a sua empresa deve ter um roteiro para a produção de todos os produtos que estão em linha. E esses roteiros devem ser disponibilizados para o responsável pela inspeção;

- Itens inspecionados: devem estar inclusos no plano de inspeção a avaliação de maquinários e equipamentos, bem como o cumprimento das normas de segurança e instalações industriais;

- Métodos, características e especificações: devem ser estabelecidos no plano de inspeção os métodos e as características (físicas, de orientação temporal e sensoriais) dos produtos e todas as especificidades devem ser atendidas;

- Segurança: antes de iniciar a inspeção, é importante que se atente quanto aos procedimentos de segurança que devem ser atendidos para a correta realização das análise;

- Realidade cotidiana: o responsável pela inspeção verificará se houve algum tipo de alteração ou correção temporária no ambiente da fábrica para que este se adeque aos normativos, apenas com o intuito de não sofrer inconformidades;

- Padronização: a empresa que fará a inspeção deve ter planos de ação padronizados para os diferentes ramos de atuação de seus clientes.

A Tríade conta com experiência no mercado de inspeções industriais há mais de 15 anos. Somos certificados pelo ISO 9000, que garante a qualidade dos serviços que oferecemos aos nossos clientes.

12 visualizações

Avenida Nereu Ramos, 1404D, Universitário, Chapecó-SC, Brasil

+55 49 3328-4874

+55 49 3304-4974

+55 49 98810-5544

contato@triadeinspecoes.com.br
Tríade, Previq, logo da Tríade Inspeção Industrial e logo Previq são marcas ou marcas registradas da Trio Engenharia Ltda -  CNPJ 14.730.954/0001-64.

2020 - Trio Engenharia Ltda. Todos os direitos reservados.

Topo