• Andrey Marcon

Linhas de vida: diferenças entre sistemas rígidos, flexíveis e especiais



Chamamos de Linhas de Vida equipamentos indispensáveis para a segurança de colaboradores que trabalham em altura.

São estruturas conectadas ao trabalhador que impedem que ele sofra uma queda, regulamentadas pela NR-35, que define trabalho em altura toda atividade executada acima de 2 metros do nível inferior.

Além de poderem ser instaladas horizontal ou verticalmente, também podem ser definidas como sistemas rígidos, flexíveis ou especiais.


  • Sistemas Rígidos Sistemas rígidos são dispositivos de ancoragem usados em linhas de vida horizontais fixas, com desvio de até 15° do plano horizontal em qualquer ponto, com um trole que desliza por sua extensão. Por permitir que o usuário se mantenha conectado à linha de vida ininterruptamente durante a execução do seu trabalho, proporciona maior segurança. Um exemplo é o Tríade® PreviQ® Track, um sistema modular de trilho rígido usado em linhas de vida horizontais e com aplicabilidade diversificada. Possui módulos para vãos de 3 a 6 metros, com configuração simples ou dupla e feito em aço carbono ASTM A36 ou aço inox ANSI 304. Também oferecemos o Tríade® PreviQ®Cargo para retenção de quedas em cargas e descargas de caminhões e trens. É um equipamento robusto, composto por perfis estruturais laminados em aço, ligações principais feitas com parafusos de alta resistência e sapatas de fixação reforçadas que asseguram uma ancoragem perfeita, além de qualidade e durabilidade para o conjunto.

  • Sistemas Flexíveis Em sistemas flexíveis a utilização é feita por meio de um trole que conecta o usuário à linha com um trava queda retrátil. A linha de ancoragem não se desvia do plano horizontal por mais que 15° de uma extremidade à outra. Diferente do sistema rígido, na maioria dos casos, em sistemas de cabo flexíveis, o usuário precisa se desconectar para passar e um a outro da linha, ficando exposto a riscos de segurança. No entanto, em alguns casos, o sistema flexível também permite que o usuário se mantenha conectado ininterruptamente durante a execução do seu trabalho. Como exemplo temos o Tríade® PreviQ® Spider, um sistema modular de suportes metálicos para linhas de vida horizontais flexíveis que foi especialmente desenvolvido para ser aplicado em coberturas de telhas zipadas. A sua fixação é polivalente, sem a necessidade de perfuração do telhado, o que garante a estanqueidade e a originalidade da cobertura. Pode ser aplicado em telhas de diferentes configurações de largura e diversos fechos de zipagem. Isto somente é possível em função do inovador clipe de fixação construído em aço inoxidável e do sistema de absorção de impactos, que reduz consideravelmente a carga na estrutura do telhado.

  • Sistemas Especiais Em casos em que a empresa necessita de um sistema de ancoragem que não se encaixa em nenhum sistema existente, seja em função da diversidade de ancoragem, do ambiente ou da carga, a Tríade oferece o desenvolvimento de projetos especiais customizados para atender a sua necessidade. Qualquer que seja a especificidade do seu projeto, apresente as necessidades que você tem e nós encontraremos a melhor solução, desenvolvendo o melhor projeto de sistemas de ancoragem e linhas de vida customizado de acordo com o que nos foi apresentado e com as normas de segurança vigentes. Quando você escolhe a Tríade, o seu projeto é feito por especialistas com mais de 15 anos de mercado. Entregamos os equipamentos devidamente instalados, com manual de uso, operação e produção.

9 visualizações