• Anderson Piaia dos Santos

Saiba como executar corretamente o resgate em altura.

Desde 2012, a CLT determina que toda empresa que desenvolva algum tipo de trabalho em altura tenha um plano de resgate e evacuação, não importando o ramo de atuação. Para isso, no mesmo ano entrou em vigor a NR 35 que regulamenta todo trabalho em altura, determinando quais são as obrigações da empresa, do funcionário, os EPIs obrigatórios para segurança e até como proceder em caso de acidente. A base para que se chegue ao mínimo de ocorrências com acidentes durante a execução de qualquer trabalho é o conhecimento. Por isso é tão importante investir em treinamento para seus colaboradores. De acordo com a norma, a carga horária mínima é de 8 horas com conteúdos teóricos e atividades práticas. Além da implementação de planos de salvamento que serão eficazes somente se forem repassados a todos os funcionários e treinado por meio de simulações.

Nos casos em que haja algum acidente é essencial que se tomem algumas medidas para resgatar corretamente uma pessoa e evitar danos: - Os equipamentos devem estar acessíveis ao local de trabalho: isso pode ser determinante no momento do resgate, que quanto mais rápido acontecer, maiores as chances de sucesso; - Apenas profissionais capacitados devem fazer parte do resgate: cabe ao profissional de segurança do trabalho selecionar quem é mais adequado para a operação. Esta medida garante maior proteção a todos os que estiverem envolvidos; - Sua segurança também é importante: antes de efetuar um resgate, é importante avaliar toda a situação, como local do acidente, porte e peso da vítima e as suas próprias condições. Afinal, resgatar alguém acidentado ou em perigo é importante, desde que não custe a sua própria segurança; - Atenção ao manipular a vítima: é indispensável saber imobilizar a vítima de forma correta, sem que seja mais machucada. Outro ponto crucial é afastar de si e do acidentado o foco do perigo, para evitar agravamento das lesões ou até mesmo novos machucados. Agindo corretamente, de acordo com o normativo de segurança vigente, é possível realizar o resgate de trabalhadores em altura de forma segura e eficaz, protegendo a todos os que estiverem no local. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!




15 visualizações

Avenida Nereu Ramos, 1404D, Universitário, Chapecó-SC, Brasil

+55 49 3328-4874

+55 49 3304-4974

+55 49 98810-5544

contato@triadeinspecoes.com.br
Tríade, Previq, logo da Tríade Inspeção Industrial e logo Previq são marcas ou marcas registradas da Trio Engenharia Ltda -  CNPJ 14.730.954/0001-64.

2020 - Trio Engenharia Ltda. Todos os direitos reservados.

Topo